É com razão que o Papa Francisco, na exortação apostólica Christus Vivit, afirma ser importante, para o futuro da Igreja, o desenvolvimento de programas de liderança juvenil: “além disso, é preciso acompanhar de modo especial os jovens que se apresentam como potenciais líderes, para poderem formar-se e preparar-se” (CV 245). O papa tem insistido na necessidade de uma Igreja “em saída”, sustentada por discípulos missionários, próximos ao Povo de Deus e preparados para a missão.
É com este intuito que surgiu o projeto “Aldeia Franciscana”, da Província São Francisco da Ordem dos Frades Menores Conventuais, que desde 2018 tem como objetivo preparar jovens lideranças para a vida na comunidade e para o despertar da consciência eclesial. Este projeto é dividido em quatro módulos: Antropologia; Cristologia; Eclesiologia e Conjectura da Realidade.
No ano de 2025, o encontro foi realizado entre os dias 6 e 7 de setembro de 2025, no Convento Senhor do Bonfim. Tivemos a presença de 19 jovens, vindo de diversas paróquias acompanhadas pelos frades do estado de São Paulo. O tema proposto é “Eclesiologia”, explorando os aspectos históricos e teológicos da Igreja, como sua origem, dimensão bíblica, dados históricos, estruturas e seu papel no mundo conforme o documento do Concílio Vaticano II chamado Lumen Gentium. As colocações foram conduzidas pelo Frei Alexandre Patucci, OFMConv.
Além das formações, os jovens também vivenciaram momentos de confraternização, assistiram a um filme sobre o tema, visitaram a exposição do Santuário do Senhor do Bonfim e tiveram a oportunidade de conversar com o Provincial. A programação incluiu ainda orações e a celebração da Santa Missa.
Por fim, a Aldeia Franciscana demostrou, mais uma vez, a importância de investir na juventude como força viva da Igreja. Os jovens saíram motivados para assumir compromissos mais sólidos em suas comunidades e nos grupos de jovens. Sendo, como o próprio Evangelho nos ensina: “sal da terra e luz do mundo” (Mt 5,13)
Frei Gustavo Jonas, OFMConv