Última Reunião Geral do Clero em 2021 aponta caminhos para uma Igreja sinodal e missionária

A Diocese de Santo André realizou na manhã de quinta-feira (18/11), a quarta e última Reunião Geral do Clero no ano de 2021, que refletiu sobre assuntos da Igreja que indicam os caminhos da sinodalidade e da missionariedade para os presbíteros, em comunhão com o povo de Deus.

Retornando ao formato presencial desde o início do ano (seguindo os protocolos de distanciamento físico mínimo de dois metros, uso de máscaras e álcool em gel), o encontro ocorrido na Paróquia São Judas Tadeu, no Bairro Campestre, na Região Santo André – Centro, contou com as presenças do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, do vigário geral Pe. Ademir Santos de Oliveira, do vigário episcopal para a Pastoral, Pe. Joel Nery, e reuniu diversos padres e diáconos do Grande ABC, sempre em sintonia com a prática dos itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral (2018-2022), e o incentivo das ações solidárias, por meio do Vicariato Episcopal para a Caridade Social, visando ser uma Igreja acolhedora e em permanente ação missionária.

Novo coordenador diocesano de Pastoral
Após a oração inicial (Hora Média), Dom Pedro proferiu uma palavra de acolhida aos sacerdotes, ao destacar dois pontos importantes neste tempo em que vivemos: o fortalecimento da fé e a prática da sinodalidade.

A primeira pauta foi a indicação e a escolha do novo coordenador diocesano de Pastoral. O coordenador da Região Pastoral São Bernardo do Campo – Anchieta e pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe (SBC), Pe. Gonise Portugal da Rocha, foi o escolhido pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, após processo de escuta dos leigos e consulta ao clero (padres e diáconos) das dez regiões pastorais.

A posse oficial do novo Coordenador Diocesano de Pastoral acontecerá no dia 30 de novembro (terça), às 19h30, durante a Missa de Santo André Apóstolo, com transmissão pelas mídias diocesanas (Facebook e YouTube). O mandato é de três anos, a partir da nomeação que será promulgada no fim deste mês.

Durante o encontro, Pe. Joel foi homenageado com mensagens de representantes de pastorais transmitidas pelo telão e a entrega de flores pela secretária do Centro Diocesano de Pastoral, Mércia Aparecida Ferreira, e pela secretária assistente Mariana Galhazi, como reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo presbítero – que também é pároco da Catedral Nossa Senhora do Carmo – à frente da Coordenação Diocesana de Pastoral pelos últimos seis anos (2015-2021).

Sínodo dos Bispos
Novamente, o Sínodo dos Bispos foi um dos pontos mais importantes debatidos durante a reunião, com a divulgação do novo calendário da prorrogação da fase diocesana e a entrega do subsídio diocesano para orientação nas formações, a fim de que cada paróquia, pastoral, grupo e movimento realize as reuniões de consulta sinodal e envie as contribuições até o fim do primeiro semestre do próximo ano.

Dia Mundial dos Pobres
Durante a Reunião Geral do Clero também foi avaliada a quinta edição do Dia Mundial dos Pobres, realizada no último domingo (14/11), simultaneamente em nove locais das sete cidades do Grande ABC, acolhendo e atendendo mais de 2,5 mil pessoas, entre pessoas em situação de vulnerabilidade social e famílias carentes, com a participação de cerca de mil voluntários.

Dimensões Pastoral e Caritativa
Além da escolha do novo coordenador diocesano de Pastoral, da etapa diocesana do Sínodo dos Bispos e da avaliação do Dia Mundial dos Pobres, o vigário episcopal para a Pastoral, Pe. Joel Nery, também apresentou alguns detalhes sobre o andamento da vida pastoral como a organização do serviço de articulação da Fraternidade e Partilha, que prevê a união de grupos e movimentos que entregam cestas básicas às famílias carentes em toda a diocese.

Dimensão Presbiteral
Entre os assuntos apresentados durante a reunião, a Pastoral Presbiteral, sob a coordenação do Pe. Romeu Leite Izidório, informou sobre o Balancete do Caixa Comum dos Presbíteros e foram apresentados ao Clero Diocesano, dois sacerdotes que iniciaram a caminhada em nossa região do ABC: o Pe. Ricardo Alexandre Pinto, que veio da Diocese de São Carlos e assumiu recentemente como administrador paroquial da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Diadema; e o Pe. José Aguiar Nobre, CSS, religioso-presbítero da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo, atual vigário paroquial da Paróquia Sagrada Família, a Igreja Matriz de São Caetano.

Dimensão Econômica
O ecônomo e procurador diocesano, Pe. Alex Sandro Camilo, destacou a 2ª etapa de treinamentos de formação para o clero e colaboradores na fase de transição e a migração para o Theòs Sistemas Eclesiais. Saiba mais aqui

Comunicados
Entre os assuntos que envolvem todo o povo diocesano, Pe. Joel informou sobre as próximas atividades até o fim do ano:

*Assembleia Diocesana da Catequese (20/11)

*Novena (21 a 29/11) e Solenidade de Santo André Apóstolo (30/11)

*Encerramento do Ano de São José: com o terço diocesano online (19/11); tríduo (2 a 4/12) e missa presidida por Dom Pedro (5/12), às 11h, na Paróquia São José Operário, na Região Santo André – Centro

*Ordenação de Diáconos Permanentes (12/12), às 15h, na Paróquia Sagrada Família, na Região São Bernardo – Anchieta

*Novena de Natal (13 a 17/12 e 20 a 23/12)