Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada

Com Jesus estamos caminhando, através do relato do evangelista Lucas, para Jerusalém.
Neste caminho, o mestre entra num povoado, na casa de Marta e Maria. No encontro com essas duas mulheres vai nos revelar qual o verdadeiro sentido do discipulado, o que significa segui-Lo.
Após a indagação de uma das irmãs que estava muito ocupada com seus afazeres, Jesus lhe responde: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada.” (Lc 10, 41-42)
Qual seria esta melhor parte? Por diversas vezes foi feita a leitura a partir da comparação entre a vida de trabalho e a vida de oração, contemplativa. Que a vida contemplativa, era a via superior. Mas, o que nos ajuda a entender esta “melhor parte” está na postura de Maria: “sentar-se aos pés do Senhor, e escutar sua palavra”. Aponta-nos para o discipulado. Orando ou trabalhando, fazendo um retiro ou estar no apostolado o que interessa é estar como discípulo, isto é, na dinâmica do Evangelho, da boa notícia do Reino.
Que nossa vida expresse sempre os valores do Reino, que estejamos sempre aos pés do Senhor escutando sua palavra.
É tempo de cuidar. Paz e Bem!