Papel da Igreja quanto à Política

Quando lemos e refletimos sobre a parábola do Bom Samaritano, presente no Evangelho de São Lucas 10,25-37, encontramos o relato do homem que faz o bem independente da condição daquele que precisa de ajuda.

Não importa para o Bom Samaritano, se aquele que está jogado na beira da estrada, quase morto, era homem ou mulher, estrangeiro ou nativo. Simplesmente ele ajuda e busca fazer o bem.

A Igreja Católica inspirada em seu Mestre Jesus, busca ser como o Bom Samaritano e atende generosamente toda a humanidade. A Igreja do Brasil, por meio da CNBB, sempre teve uma presença significativa e atuante no país. Nas últimas décadas, sua intervenção fez-se mais incisiva na defesa dos pobres e no serviço da justiça e da solidariedade.

A Igreja faz esta presença, pois tem como base, um conjunto de orientações sobre as questões sociais, chamada Doutrina Social da Igreja, que teve sua origem no ano de 1891 por meio da encíclica Rerum Novarum do Papa Leão XIII e a partir daí, todas as orientações sociais dos papas foram copiladas na Doutrina Social que é válida para o mundo inteiro. Estas orientações não têm por objetivo interferir na política dos países, mas sim, iluminar a realidade e a sociedade com a força do Evangelho.

Pergunta para reflexão

Você já tinha ouvido falar da Doutrina Social da Igreja? Como que podemos conhecer melhor sobre o papel da Igreja na sociedade?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *