Neste ano, teremos as eleições gerais, nas quais serão eleitos os deputados estaduais, deputados federais, senadores, governadores e o presidente da República. Nas eleições existem dois tipos de sistemas: majoritário e proporcional.
No sistema majoritário é aplicado aos cargos de poder executivo (governador e presidente), onde o eleito será aquele com a maioria absoluta de votos (50% + 1), quando os votos não são superados, os dois mais eleitos vão para o segundo turno. Os senadores também são eleitos pelo sistema majoritário, mas sem direito a segundo turno e seu tempo de ocupação é de oito anos.
Já no sistema proporcional, na qual elegem os deputados estaduais e federais, é utilizado o quociente eleitoral, ou seja, compreende o número de votos válidos divididos pelo número de vagas a deputado estadual em cada estado e do Distrito Federal. Assim, o eleitor pode votar tanto no candidato como no partido.
Pergunta para reflexão
Na hora de escolher os candidatos em quem votar, quais os critérios são essenciais? Você já sabe em quem votar para deputado, senador, governador e presidente?