O Sistema Político brasileiro é chamado como República Federativa Presidencialista e o seu poder é dividido em três instâncias, que são independentes e harmônicas entre si: Executivo, Legislativo e Judiciário. E estes poderes são desempenhados em quatro níveis: federal, estadual, distrital e municipal.
Deste modo no poder executivo, que chefia, administra, propõe planos de ação e cuida dos interesses públicos, assim, os níveis: Presidente (federal), Governador (estadual, distrital) e Prefeito (municipal). No poder legislativo que cria e aprova leis e fiscaliza ações dos chefes do poder executivo, temos os níveis: deputados federais e senadores (federal), deputados estaduais e distrital (estadual e distrital) e veneradores (municipal).
O poder Judiciário é responsável em aplicar as leis, garantir a realização dos direitos e soluciona os processos entre pessoas físicas e privadas. Em seus níveis são: Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, Justiça Especial e Justiça Federal e Estadual. No ano de 2022, vamos escolher os candidatos para os cargos do Executivo e Legislativo, em âmbito federal, estadual e do Distrito federal.
Pergunta para reflexão
Como você compreende o Sistema Político Brasileiro?