ACONTECEU O 18º CONGRESSO EUCARÍSTICO NACIONAL!

Foi concluído neste dia 15 de novembro, feriado da Proclamação da República, o 18º Congresso Eucarístico Nacional.
Recife, de 11 a 15 de novembro, tornou-se, assim a Capital Eucarística! Isso, bem no fim de semana em que toda a Igreja Católica celebrava o Dia Mundial dos Pobres.
Com o tema do Congresso Eucarístico: “Pão em todas as mesas” os presentes ao Congresso foram convidados a agradecer a Deus pelo dom da Eucaristia e a superar o problema da fome com o compromisso de partilhar com os irmãos necessitados.
O evento, organizado pela arquidiocese de Olinda e Recife, obteve pleno êxito. Muitos os peregrinos que dele participaram e quase 200 bispos e mais de mil padres compareceram às celebrações que ocorreram na abertura e no encerramento do evento. Houve também uma feira católica, bem como um simpósio teológico, catequeses e oficinas temáticas. Foi inaugurado, como sinal concreto de solidariedade “a Casa do Pão” para atendimento permanente aos necessitados.
Típica do povo nordestino foi a acolhida alegre a todos participantes.
E não podia faltar o louvor de padres cantores como padre Reginaldo Manzotti, padre Fabio de Melo e outros com suas bandas. É digno de nota a celebração, organizada no domingo pela manhã, das muitas crianças das diversas paróquias da capital que, pela primeira vez, receberam a Santa Comunhão. Sem dúvida, o Congresso foi uma bonita e grande festa eucarística, sendo que ao centro dela esteve Jesus Eucarístico!
A Ele toda gloria! E nossa gratidão aos organizadores!

Texto de Frei Diogo Luís Fuitem, OFMConv.