Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo

A voz que clama esse imperativo é a de João Batista. Quem quer escutá-lo tem que ir para o deserto. O caminho que aponta é de conversão, mudança de mentalidade. Não tem meias palavras: “preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas” (Mt 3,3).

Sua vida representa o quanto a palavra anunciada foi, primeiramente, vivenciada por ele. Sua experiência com Deus é tão profunda que o que apresenta não vem por vias fáceis. Não é uma palavra que procura agradar, pelo contrário. Para buscar ouvir sua mensagem é necessário despojar-se, pôr-se a caminho em direção ao deserto, que também representa caminho de conversão, confessar os pecados e preparar-se para uma vida nova. Aqueles que querem uma religião de fachada são desmascarados imediatamente: “raça de cobras venenosas”.
Jesus vai nos ensinar que o seu Reino é o da radicalidade da justiça, do amor, da misericórdia. Converter-se para a lógica do Reino é um longo caminho, e o primeiro passo é saber que precisamos atravessar o deserto, nos encontrar com a Palavra e nos despojar de tantas mentalidades contrárias aos valores do Evangelho.
É tempo de cuidar. Paz e bem!