Pois o meu julgo é suave e o meu fardo é leve

A música cantada por Eliana Ribeiro: “Sonho de paz”, traz em seu refrão uma mensagem que diz muito ao nosso tempo: “A paz que é tão sonhada, cantada em canções tão lindas, só chegará até nós quando ouvirmos a voz do Senhor”. Por qual razão diz muito a nós e ao nosso tempo?

Aprendemos através do profeta Zacarias, que viveu em tempos desafiadores, que novos tempos e uma nova sociedade só virão com uma nova mentalidade, e essa nova mentalidade vem com o rei que irá chegar. Seu reinado será permeado pela justiça, pela humildade, defendendo o direito dos pobres. Sua força não será a das armas e dos exércitos, mas promoverá a paz.

Jesus de Nazaré, o Cristo, assume em sua vida essa missão. É o príncipe da paz. Seu modo de ser leva como princípio a justiça do Reino. Sua vida inteira foi a serviço da vida.

Em tempos em que o Evangelho está sendo utilizado para propagar o ódio, com falsos moralismos que incitam a violência, com pregações que dividem as pessoas em categorias, devemos nos questionar: que Palavra de Deus estamos seguindo? E, que tipo de ser humano e de comunidade religiosa estamos seguindo e, conseqüentemente, estamos sendo? Refletimos com nossa vida a força do Evangelho?

É tempo de cuidar. Paz e bem!

Frei Carlos Alberto, OFMConv.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *