Perdão de Assis

O perdão de Assis é a máxima expressão da misericórdia de Deus.

E para bem celebrarmos este dia, faremos uma experiência em fraternidade. O Santuário Senhor do Bonfim e a Paróquia Maria Imaculada, celebrarão esta festa juntos, vivenciando o carisma franciscano em comunidade.

Mas, o que é o perdão de Assis?

No ano de 1216, Francisco encontrava-se em profunda oração na igrejinha da Porciúncula, chamada Santa Maria dos Anjos, localizada em Assis na Itália. De repente, o local ficou todo iluminado e Francisco vê sobre o altar o Cristo, à sua direita sua Santíssima Mãe e ao redor deles uma multidão de anjos. Perguntado sobre o que desejava para a salvação das almas, de imediato Francisco responde: “Santíssimo Pai, mesmo que eu seja um mísero pecador, te peço que a todos quantos arrependidos e confessados, vierem a visitar esta igreja, lhes conceda amplo e generoso perdão com uma completa remissão de todas as culpas”. O Senhor responde a ele: “Ó irmão Francisco, aquilo que pedes é grande, de coisas maiores és digno e coisas maiores tereis: acolho, portanto, o teu pedido, mas, com a condição de que tu peças esta indulgência, da parte minha, ao meu Vigário na terra”, que na época era o Papa Honório III. No dia seguinte, o pobre de Assis vai até o Papa e partilha da visão que teve. O Papa, admirado com o fato, concede a aprovação da indulgência plenária.

Há séculos que a indulgência, concedida às pessoas, continua a levar a misericórdia de Deus, e todos os que, no dia 02 de agosto, visitarem uma igreja franciscana receberão esta graça que tem o poder de apagar as consequências dos pecados que já foram perdoados no sacramento da confissão.

Para receber a indulgência é necessário ter: o coração bem disposto, a confissão individual, participar da Eucaristia, rezar o Creio, o Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai na intenção do Papa. A graça da indulgência pode ser pedida para si mesmo ou para um falecido.

Acompanhe a programação tanto presencialmente como pelas nossas redes sociais.