A participação dos leigos na política

No documento do Papa Francisco, chamado Evangelii Gaudium, no número 220, vai afirmar “ser cidadão fiel é uma virtude, e a participação na vida política é uma obrigação moral”, assim, percebemos que para a Igreja, a participação política dos fiéis leigos é muito importante, pois pela política que conseguimos formas mais eficazes para ajudar as pessoas, pois compreendemos que a política é uma sublime vocação, uma das formas mais preciosas da caridade, porque busca o bem comum.

Deste modo, o cristão que busca seguir o mandamento de Jesus Cristo de ser “sal e luz no mundo”, ao ingressar nas políticas públicas é chamado a ter uma postura que condiz com o testemunho de sua vida nos valores cristãos. Isso para não privilegiar ou trazer benefícios para a Igreja, mas para ajudar na dignidade humana e cuidar da vida integral das pessoas.

Pergunta para reflexão

Como você avalia a participação dos leigos católicos na política? Você considera um fator importante?