Critérios para ser candidato

O cidadão que deseja se candidatar às vagas políticas, devem atender as seguintes condições: nacionalidade brasileira, ter pleno exercício dos direitos políticos, alistamento eleitoral, ter domicílio eleitoral na circunscrição e estar filiado a um partido político.

A igreja Católica encoraja os fiéis leigos e leigas, que têm a vocação para a política, a assumirem os cargos públicos de modo legal e legível. Deles é esperado que o modo de operar esteja sempre ao serviço da promoção integral da pessoa, da Criação e do bem comum da sociedade.

Um documento da Igreja chamado Apostolicam Actuositatem do Papa Paulo VI, vai afirmar: “Os católicos versados em política e devidamente firmes na fé e na doutrina cristã não recusem cargos públicos, se puderem por uma digna administração prover o bem comum e ao mesmo tempo abrir caminho para o Evangelho” (AA, 14).

Pergunta para reflexão

• Como você compreende a participação de fiéis leigos na política?