Política para vida integral de todos

O Papa Francisco escreveu na Encíclica Fratelli Tutti que: “Todos os compromissos decorrentes da doutrina social da Igreja «derivam da caridade que é – como ensinou Jesus – a síntese de toda a Lei (cf. Mt 22, 36-40).

Isto exige reconhecer que «o amor, cheio de pequenos gestos de cuidado mútuo, é também civil e político, manifestando-se em todas as ações que procuram construir um mundo melhor». Por este motivo, o amor expressa-se não só nas relações íntimas e próximas, mas também nas «macrorrelações como relacionamentos sociais, económicos e político” (n. 181).

Quando Jesus, no Evangelho segundo São João, fala que veio para que todos tenham vida em abundância, ele está afirmando que toda pessoa tem direito a vida plena com direitos e dignidade, tendo isto desde sua concepção até a sua morte natural, por isso é uma vida integral.

Quem garante isto para a humanidade é a política, que tem o papel de garantir que todas as pessoas tenham acesso a vida digna e assegura os direitos básicos para a vida integral, como: educação, segurança, saúde, trabalho e moradia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *