Se não escutam a Moisés, nem os profetas…

Caminhamos com Jesus rumo a Jerusalém. Pelo caminho, o mestre nos ensina os valores do Reino.
O tema tratado semana passada foi o dinheiro. Este deve servir para fazer amigos, isto é, promover a esperança e a vida. O apego, o egoísmo, a concentração de rendas é idolatria.
Hoje, através da parábola do rico e do pobre Lázaro, Jesus novamente nos ajuda a pensar nas escolhas que temos que fazer perante os bens. A parábola não faz um julgamento moral sobre a riqueza ou a pobreza, mas nos alerta sobre o abismo de separação que há entre o rico e o pobre Lázaro e as conseqüências das escolhas que podemos fazer. Enquanto o rico volta sua vida totalmente para sua riqueza, o pobre Lázaro tem que se alimentar das migalhas da mesa do rico.
Com tudo o que tinha, o rico poderia ter feito a escolha de servir e promover a vida. Infelizmente, ficou preso ao deus dinheiro, ao prazer momentâneo que este produz e, com isso, veio a cegueira. Não conseguiu dar o salto para o que a palavra de Moisés e os profetas ensinam.
As conseqüências de quem opta viver a partir dos bens, fazendo destes o objetivo de vida, o afastam do amor, podendo perder o sentido último de sua existência, o encontro com o Amor verdadeiro.

*_Frei Carlos Alberto, OFMConv._*