Quando pensamos em sociedade não podemos desassociá-la com a Criação, isto porque, como aponta o Papa Francisco na encíclica Laudato Si’, está tudo interligado. Por isso, se utiliza o termo ecologia integral, que é uma forma de pensar a ecologia de forma integral que busca integrar a questão do meio ambiente a dimensões humanas e sociais.
Como apresentamos nas postagens passadas, Jesus promete a vida plena para o ser humano, ele também associa a criação, pois é impossível sermos saudáveis em um planeta doente. Sendo assim, o meio ambiente deve estar entre as preocupações dos candidatos aos cargos públicos. Cuidar do bem comum de todos, também significa cuidar da terra.
Vejamos um trecho do Laudato Si, escrito pelo Papa Francisco: “Entre os pobres mais abandonados e maltratados, conta-se a nossa terra oprimida e devastada, que «geme e sofre as dores do parto» (Rm 8, 22). Esquecemo-nos de que nós mesmos somos terra (cf. Gn 2, 7). O nosso corpo é constituído pelos elementos do planeta; o seu ar permite-nos respirar, e a sua água vivifica-nos e restaura-nos.” (n.2).