Ano após anos, a sociedade brasileira é marcada pela pobreza (pessoas que vivem com menos de R$ 450,00) e pela extrema pobreza (pessoas que vivem com menos de R$ 150,00). A cada pesquisa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o número só aumenta, por exemplo, em 2020, foi divulgado que cerca de 12 milhões de pessoas vivem em extrema pobreza e mais de 50 milhões vivem em situação de pobreza.
A pesquisa do IBGE ainda avalia que, sem os programas sociais criados durante a pandemia, o número de pessoas na situação de pobreza ou de extrema pobreza seria o dobro. Somado a isso, vemos o preço de itens básicos de alimentação subirem, levando a constatar que muitos passam fome no Brasil, como a Campanha da Fraternidade de 2023 vai apresentar.
O político comprometido com a sociedade visa o bem comum e busca apagar a desigualdade que marca e fere o país. Por isso, o princípio de subsidiariedade é muito importante para a sociedade e a Igreja por meio da Doutrina Social defende este princípio, pois como Deus criou a pessoa com inteligência, ela mesma é capaz de construir sua vida por meio do trabalho e cooperação.