O tema central da palavra de Deus neste domingo é a gratidão. A capacidade do ser humano de ser grato e louvar a Deus por tudo.
Lucas relata o encontro de dez leprosos e Jesus. O mestre, através da palavra leva-os a libertação, devolve-lhes a vida. Todos foram curados, mas pela lógica do evangelista somente um conseguiu entender o mistério que o Senhor revelava, o sentido último da vida, viver a partir dele. Conhecer a salvação.
Acabamos de celebrar a festa de São Francisco de Assis. No final de sua vida, quando já estava muito doente, ele compôs um belíssimo hino chamado Cântico do Irmão Sol. Neste ele louva a Deus por tudo. O que nos chama a atenção é que no estado de saúde que estava nada mais ele podia desfrutar. O que havia lhe sobrado era a dor da doença. No entanto, tudo estava integrado nele, o sol, a lua, a terra, o ar… Reconhecia intensamente em tudo a bondade de Deus. Vivia a verdadeira alegria.
Somos chamados nesta vida, vida simples que vivemos, reconhecer desde o amanhecer a bondade do Criador: o ar que respiramos, o sol que nos ilumina, a água que bebemos, os encontros com as pessoas, a vida. Na simplicidade desta, Deus está presente. Tudo é dom. precisamos reconhecer, e sermos gratos ao Bom Deus.
É tempo de cuidar!
Paz e Bem!
Frei Carlos Alberto, OFMConv.