O Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido

Certos encontros na vida fazem a diferença.
Nos relatos da história da salvação percebemos o desejo ardente de Deus de doar, gratuitamente, seu amor a cada ser humano, por isso nos procura.
Os gestos que aparecem no relato do evangelista nos falam desta ternura de Deus. O mestre, nos caminhos da vida, percorrendo a nossa história, quer nos encontrar. É o Deus mendicante que nos oferece seu amor.
A atitude de Zaqueu é modelo de discipulado. Ele enfrenta todas as dificuldades, pois seu desejo também é ver o Senhor. Nestas buscas, os olhares e as vidas se encontram, e a salvação se faz presente na história daquele que havia se perdido nas fantasias do mundo. “Hoje a salvação entrou nesta casa” (Lc 19, 9).
A salvação cria movimento na história, restaura. Tocado pelo amor misericordioso de Jesus, Zaqueu reconhece a pobreza em que estava e nasce para uma vida nova. Retoma seu caminho de filho da Aliança e pratica a justiça do Reino.
Em tempos de tantas dores, é necessário acolher a ternura de Deus e praticá-la. Promover a verdade, a justiça e a bondade.