É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida

O mandato de Jesus para aqueles que o seguem é de permanecer firmes no caminho do Reino. Como toda jornada iniciar o caminho é uma grande graça, mas é pelo caminho que o itinerante vai percebendo as exigências deste. Quando surgem as maiores dificuldades torna-se o grande divisor de águas para quem fica pelo meio da jornada e quem irá continuar.

Fazer a experiência da vida do Mestre, conscientemente seguí-Lo, é assumir ir na contramão da história, e muitas vezes perguntamos: vale a pena seguir esse caminho?
Hoje celebramos o Dia Mundial Dos Pobres. Este deve nos ajudar a perceber o quanto o Evangelho nos compromete com a causa dos menos favorecidos, principalmente na inquietação da pergunta: por qual razão num país autossuficiente em alimentação, 33 milhões de irmãos passam fome? Quais interesses estão por detrás do abandono de políticas públicas na área de educação, saúde, segurança pública, moradia, preservação do meio ambiente?
Permanecer em seu mandamento é fazer opção por um mundo justo, onde todos, todos, tenham a sua dignidade de filhos e filhas de Deus respeitada.
“É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca” (dom Hélder Câmara).
É tempo de cuidar. Paz e Bem!

Frei Carlos Alberto, OFMConv.