Em verdade eu te digo: ainda hoje estarás comigo no paraíso

Neste último domingo do Ano Litúrgico proclamamos a todos os cantos do mundo que Jesus é o Rei do Universo. Sua realeza é vivida a partir do amor, do serviço, do perdão, da entrega livre de sua vida. Seu Reino, diferentemente de outros, promove a paz, a justiça, a verdade. Qual o caminho que ele faz?

Chama-nos a atenção a leitura proposta para esse dia. O Rei do Universo está crucificado, como um malfeitor ao lado de dois malfeitores. Os chefes do povo, os soldados, os romanos, e até mesmo um dos malfeitores olhando seu modo de vida e as consequências destas zombam dele: “salve-se a si mesmo”. Com isso, revelam o seu projeto de vida pautado pelo poder da truculência da força do poder, do dinheiro, da aparência. Usar a vida a favor de si e dos seus.
A lógica do Reino de Jesus é outra. Expressada de forma tão bela na acolhida daquele malfeitor que consegue ver nele o verdadeiro Rei. E, mais uma vez, Jesus apresenta seu amor acolhendo os descamisados, os pecadores, os marginalizados, os empobrecidos. Vida doada, vida despojada, vida feita serviço.
Fica para nós, qual reino me encanta? Não é uma pergunta difícil de responder, é só olhar as escolhas que fazemos dia dia.
É tempo de cuidar. Paz e Bem!