E a Palavra se fez carne e habitou entre nós

“Todo menino quer ser homem. Todo homem quer ser rei. Todo rei quer ser Deus. Só Deus quis ser menino” (Leonardo Boff).
Por qual razão Deus escolheu o caminho da encarnação para nos salvar? O que o Natal nos ensina?
Através do Natal do Senhor, percebemos que o caminho realizado por Deus é totalmente contrário ao que o mundo apresenta como realização humana.
No relato do nascimento de Jesus percebe-se que o que reinava era o poder injusto e tirânico de César, de Herodes, de seus exércitos. Em contraste a este poder, surge o poder do Príncipe da paz: o salvador da humanidade é “um recém-nascido, envolvido em faixas e deitado na manjedoura” (Lc 2,12). Ele instaura um novo modo de entender e viver a vida, que irá se estender da manjedoura até o último momento de sua vida, que passa pela cruz e finaliza com a vitória da Ressurreição. Vida feita despojamento, vida feita serviço, comunhão…
Nós que o seguimos e que o proclamamos nosso Salvador, precisamos acolher este sinal: sua força vem do amor e, por amor, assumiu nossa natureza humana e nos redimiu.
A você que nos acompanha através de nossas redes sociais, que faz parte de nosso Santuário, desejo um feliz e santo natal.
Que o esplendor deste dia resplandeça em todos os dias de sua vida. Feliz Natal!

Frei Carlos Alberto, OFMConv