Os olhos do Senhor estão voltados para os que o temem

O livro de Eclesiástico nos apresenta com muita clareza a saga humana de ser protagonista da história pessoal e coletiva, isto é, ter que decidir qual o caminho a ser seguido. O catequista afirma que está diante do ser humano o fogo e a água, a vida e a morte, e de acordo com a escolha e decisão tomada é para onde a vida caminhará.

Como isso é desafiador. É difícil decidir o caminho a ser tomado e, mais difícil ainda, assumir as conseqüências que uma decisão chega a conduzir.
Mas, e Deus? Onde ele está nesta história? Criou-nos para andarmos errantes nesta vida? Para aprendermos quebrando a cabeça sozinhos? Abandonou-nos?
Deus nunca nos abandona. Dentro desta perspectiva do protagonismo humano, nos foram apresentados os mandamentos, caminhos seguros que, percorrendo livremente, chega-se à vida. Mais, o projeto de Deus explicitado em Jesus Cristo, lembrando as Bem-aventuranças, é que deve tomar conta da nossa consciência e do nosso coração, levando-nos à verdadeira liberdade humana e que tem como consequência a vida e vida em abundância.
Deixemo-nos encantar por esse projeto e que a graça de Deus nos ajude a internalizar e a viver a sua beleza.
Frei Carlos Alberto,
OFMConv.