Fica conosco, pois já é tarde e noite vem chegando

O relato dos discípulos de Emaús é um dos mais belos da Bíblia. Além da singeleza do escrito, presenteia-nos com a riqueza de seu conteúdo e ensinamento.

Alguns pontos que penso serem importantes ressaltar, dentro de tantos outros: – A cegueira dos discípulos que decidem retornar ao povoado, após a morte de cruz do Mestre. – O medo, a desesperança, a falta de perspectiva que os cegam, não os deixam ver mais nada. – A vida perde o sentido. O que fazer? Eles decidem retornar para o povoado.
No caminho, um peregrino desconhecido se aproxima e ouve atentamente suas dores. Essas dores têm que sair de alguma forma. Não podem tomar conta do coração humano, porque isso faz adoecer. Jesus atentamente acolhe essas dores, escuta, mas não deixa os discípulos nela. É preciso ressignificar os fatos e Jesus o faz através da Palavra.
Temos a coragem de confrontar nossos medos, angústias e pecados com a Palavra? Ela liberta, traz vida nova, faz arder o coração e gera nova consciência.
No entanto, o caminho não termina. O Senhor precisa continuar. Precisamos implorar: “fica conosco Senhor, é tarde e a noite já vem”. No aconchego da casa, em torno Dele, ao partir o pão reconhecem que Ele está vivo. Os olhos se abrem. O Senhor desaparece. Fica somente o desejo ardente de testemunhá-lo. A expressão do amor não cabe mais neles, é preciso comunicar e testemunhar.
O que este relato nos faz pensar e agir? É tempo de cuidar. Paz e bem!