Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida…

Vivemos num tempo em que há grande necessidade de buscarmos nossa identidade, fundamentá-la e vivermos a partir dessa. Num mundo tão plural, corremos o risco de nos “perder” no vazio de tantos caminhos que encontramos em nosso cotidiano, tanto a nível individual como coletivo.

No campo da fé, também é necessário termos clareza em relação ao modo de ser Igreja. Como é importante o sentido de pertença à comunidade de fé. Comunidade santa, chamada por Deus a ser luz dos povos, e pecadora por ser composta por homens e mulheres sempre a caminho.
Esta família de Deus é chamada a viver e a crescer em torno Dele, a pedra viva, e partir em direção ao mundo anunciando a sua Boa Notícia. O modo de ir pelo mundo deve ser reflexo da mensagem do mestre: Igreja samaritana, colocando seus dons a serviço da humanidade, de modo especial dos pobres, dos pecadores, dos desvalidos. Uma igreja sempre aberta ao diálogo com o mundo moderno, sem perder a sua identidade, tendo a capacidade de colocar a serviço os dons recebidos e deixar-se guiar pelo Espírito, podendo assim atualizar a mensagem do Senhor.
Que a alegria de pertencer à comunidade do Senhor, nos impulsione a assumirmos nossa identidade missionária.