Se me amais, guardareis os meus mandamentos, e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor

A comunidade que o Senhor escolheu para seguir seus passos, amparada pelo Espírito Santo, chegou à maturidade. O tempo é de dar testemunho. Qual testemunho? O mestre confirma a missão para aqueles que o seguem: “amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei”.

Pensando nestas suas palavras, devemos intuir que a nossa missão hoje perpassa por este amor gratuito pelo qual fomos atingidos por Deus. O Papa Francisco recorda para nós a grande alegria de sermos a presença amorosa de Deus no mundo. Ele utiliza algumas imagens bem fortes para entendermos nossa missão como Igreja: – A Igreja hospital de campanha, capaz de acolher a dor daqueles que estão feridos neste mundo; – A preferência por uma Igreja enlameada, por sair ao encontro daqueles que estão atolados no meio das “lamas” da vida; – A Igreja em saída, que vai ao encontro daqueles que estão nas periferias geográficas e nas periferias existenciais. São realidades que nos parecem tão distantes, no entanto, é tudo muito próximo de nós.
Num mundo que nos ensina, nos exorta cada dia mais, a vivermos voltados para nós mesmos, num fechamento absurdo, tenhamos a ousadia de fazer a experiência de nos abrirmos para a alegria do serviço, da partilha, da comunhão, do perdão, e encontraremos a verdadeira alegria que vem do Evangelho.