Então os justos brilharão como o sol no reino de seu pai

O semeador saiu a semear a boa semente do Reino. O bom terreno que a acolher produzirá frutos de justiça. Mas, como entender a realidade da injustiça e da presença do mal no mundo, tendo presente a realidade de Deus na história humana? Como entender tantas limitações e pecados dentro da comunidade cristã, que tem como mestre Jesus Cristo?

As parábolas de hoje nos trazem para a realidade. Ajudam-nos a sair de um puritanismo irreal, e que muitas vezes está centrado numa visão de autorreferencialidade de que nada contribui para entender o projeto de Deus.
A força deste projeto, a força da justiça do Reino, cresce no meio das adversidades da vida e a vitória será de Deus. É dentro desta visão parcial que caminhamos, e não é uma falsa esperança. Pelo contrário, é a certeza de que a palavra de Deus semeada em nossas vidas, em nossas comunidades e na sociedade, sendo acolhida produz frutos. Esse olhar que aprendemos do Evangelho nos leva a não nos tornarmos amargos perante as derrotas que sofremos por causa das nossas faltas pessoais, coletivas ou do mal presente no mundo. Esse olhar do Evangelho nos conduz a sermos peregrinos da esperança, sempre a semear o amor.
É tempo de cuidar. Paz e bem!
 
Frei Carlos Alberto, OFMConv.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *