Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo tome a sua cruz e me siga

“Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo” (Mt 16, 13-23). Esta foi a resposta de Pedro à pergunta que Jesus havia feito sobre o que eles diziam sobre o Filho do Homem. Mas, logo em seguida, sendo revelado pelo próprio Senhor que seu reinado deveria passar pela cruz, o apóstolo rejeita: “Que isso nunca te aconteça” (Mt 16, 22).

Como entender o senhorio do Senhor que passa pela doação da vida? Como sairmos da lógica do poder que tanto nos encanta e seduz? Como renunciar o desejo de sermos os maiorais a partir do ter, do poder, das aparências que tanto nos encantam? O desapontamento de Pedro com o Senhor, que é tão frágil, é o nosso desapontamento. Basta olharmos com um pouco de atenção para o que tem entrado nas Igrejas, que entendemos isso: a lógica do olho por olho e dente por dente, discriminações, ódio, violência física e psíquica com os que pensam ou vivem diferente de determinados princípios.
Assim como convidou Pedro, Jesus nos convida: a entender esse caminho de despojamento, de serviço, de amor incondicional, é preciso ir atrás dele, isto é, tornar-se discípulo dele. É um caminho longo e processual, mas gratificante. E Ele caminha conosco.
É tempo de cuidar. Paz e bem!