Pois, onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou aí, no meio deles

A comunidade de Jesus é chamada a viver a partir dos valores do Reino de Deus. Portanto, o ideal desta comunidade é bastante alto. Como conviver com o rompimento deste projeto, por parte de algum irmão?

O evangelista Mateus nos traz luz para este tema. Primeiramente, a partir da experiência bíblica, há a necessidade da correção fraterna, em vista da vida do irmão. Esta correção não será feita para destruir a pessoa, mas para ajudá-la a retomar o caminho do Evangelho.
Em seguida, propõe a pedagogia que deve ser utilizada:
1)- “Se teu irmão pecar contra ti, vai e mostra-lhe seu erro, em particular; se ele te ouvir, ganhaste teu irmão.
Se ele não te ouvir:
2)- convoca uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja estabelecida por duas ou três testemunhas.
Se ele se negar a ouvi-los:
3)- comunica-o à igreja:
e, se ele se negar a ouvir também a igreja:
4)- considera-o como pagão e coletor de impostos” (Mt 18, 15-17).
Importante ressaltar que a atitude inflexível de permanecer no pecado é que rompe com a comunidade. Não é esta que a exclui, e nem mesmo fecha as portas para o pecador, pois no projeto do Reino os pagãos e os cobradores de impostos eram convidados pelo Senhor a segui-lo, tendo como grande exemplo o próprio Mateus. O necessário é sempre buscar a conversão.
É tempo de cuidar. Paz e bem!